É conhecida a história de amor entre Barack Obama e Chicago. Ainda que o Presidente tenha nascido na paradisíaca Honolulu, no Havaí, e estudado na efervescente Nova York, há mais de vinte anos essa é a cidade que ele adotou como sua. Mesmo depois de se tornar Presidente, em 2008, e mudar-se oficialmente para a Casa Branca, Obama mantém sua antiga residência no Hyde Park, onde não raro é visto circulando pelo comércio local acompanhado de Michelle e das pequenas Malia e Sasha.

Como bom democrata, as escolhas de Obama são do tipo acessíveis – não espere sofisticação, por exemplo, do café favorito do Presidente ou do restaurante que ele costuma almoçar com a família. Mas passeando por seu bairro, famoso pela diversidade racial e de classes sociais (uma mistura não tão comum em outros pontos da cidade), fica fácil entender os motivos que levaram Obama a eleger o Hyde Park como seu lar doce lar.

1. Valois Cafeteria
1518 East 53rd Street – www.valoisrestaurant.com

Esse é um dos endereços favoritos de Obama desde os tempos em que ele lecionava na Universidade de Chicago. Ambiente simples com serviço tipo bandeijão, não economiza no tamanho das porções. Ovos, lingüiça, batata frita, bacon, panqueca, costelas e corn bread fazem parte do menu tipicamente americano. Serve café da manhã, almoço e jantar para um público composto por estudantes, turistas e moradores do bairro. Os preços dos pratos giram em torno de 8 dólares.

2. Médici on 57th
1327 E 57th Street – www.medici57.com

IMG_0834

Para não restar dúvida do freguês famoso, o staff do Médici veste a divertida camisa “Obama ate here”. No menu do restaurante tem sanduíches, massas, carnes e saladas. Escolha uma mesa no mezanino para seguir à risca os passos do Presidente. No mesmo endereço, tem o charmoso café que serve diversas opções de pães artesanais feitos na casa. O croissant de chocolate (US$ 2.70) atrai boa parte da clientela.

3. Italian Fiesta Pizzaria
1400 E. 47th Street – www.italianfiestapizzeria.com

pizza

Esse é um local cheio de história para Michelle Obama, nativa de Chicago. Sempre que atingia bons resultados na escola, era aqui que seus pais encomendavam o jantar. Seguindo a tradição familiar, para comemorar a chegada do marido à Presidência, a Primeira Dama contratou a equipe da pizzaria para servir, na Casa Branca, suas famosas receitas de massa fina e crocante. A redonda grande sai por 15.50 dólares. A unidade do Hyde Park só trabalha com delivery.

4. Seminary Co-Op Bookstore – 57th Street Books
1301 E. 57th Street – www.semcoop.com

IMG_0546

A livraria de fachada discreta é frequentada por Michelle e suas filhas. Possui extensa seleção de livros de mistério e gastronomia, com destaque para publicações da história afro-americana. É famosa também pela qualidade das seções dedicadas às crianças e público infanto-juvenil.

5. University of Chicago Campus
hydepark.uchicago.edu

IMG_0851

Passear pelo campus da universidade onde Obama lecionou Direito por 12 anos é certamente um dos melhores programas da cidade. Além de prédios espetaculares assinados por mestres da arquitetura como Mies van der Rohe e Frank Lloyd Wright, o lugar reúne espaços culturais como o Smart Museum of Arts, Rockefeller Memorial Chapel e o Experimental Station.

Author